10 dicas para sua primeira viagem de avião

Você vai fazer sua primeira viagem de avião em breve? Tem dúvidas sobre os procedimentos e se sente ansioso para esse dia? Fique tranquilo que estamos aqui para te ajudar.

Em uma viagem de avião, apesar de terem alguns procedimentos para serem seguidos, geralmente tudo é mais simples do que você pensa.

Além disso, sabia que viajar de avião é considerado o tipo de transporte mais seguro do mundo? De acordo com os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em sua sigla em inglês), para cada um milhão de aviões que decolam, menos de dois (1,6) apresentarão problemas no percurso.

Em nosso blog temos um conteúdo bem legal sobre as mais variadas dúvidas de viagem de avião. Mas resolvemos fazer esse artigo para te entregar as principais 10 dicas para sua primeira viagem de avião. Aproveite!

Primeira viagem de avião: compre suas passagens antecipadamente

Quando é decidido que se fará uma viagem de avião, o mais indicado é comprar as passagens antecipadamente, se isso for possível.

Essa dica é essencial pois uma compra antecipada pode garantir uma enorme economia de dinheiro

Existem diversos sites que comparam os valores praticados pelas companhias aéreas em cada trecho. Acessá-los antes de fechar a compra da sua passagem pode gerar mais economia.

O processo de compra de passagens online é muito simples. O passageiro deverá acessar um dos sites que comercializam as passagens, fazer um cadastro simples e indicar qual o voo que deseja comprar.

As formas de pagamento geralmente são através de cartão de crédito ou boleto bancário. A passagem será confirmada via email. Este email terá um código de reserva, que deverá ser apresentado no dia do embarque.

Para evitar transtornos, é recomendado que se leve esse código impresso.

> Teve problemas em sua vigem? Descubra rapidamente se você tem direito a uma indenização clicando aqui.

Primeira viagem de avião: saiba os documentos necessários para a viagem

Uma viagem de avião irá exigir a apresentação de alguns documentos, para a própria segurança do passageiro.

Geralmente os documentos são solicitados no momento do embarque, para confirmar a identidade.

Em voos nacionais, os documentos é exigido um documento de identificação, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade (RG) ou uma carteira profissional com fé pública (OAB, CRC, CRM).

Para voos internacionais, além destes documentos será necessário a apresentação de documentos específicos, como:

  • visto de turista ou de trânsito (para casos de voo com escala);
  • passaporte;
  • certificado de vacinação do país de destino.

Ter fácil acesso a estes documentos no momento do embarque garante agilidade e mais segurança para o passageiro. O indicado é levá-los em uma bolsa ou carteira separados.

Primeira viagem de avião: respeite o horário de chegada ao aeroporto

É importante que os passageiros respeitem o horário recomendado para chegada no aeroporto.

O indicado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é que em voos nacionais, se chegue com pelo menos uma hora de antecedência do horário de embarque. Para voos internacionais, o recomendado é que se chegue ao aeroporto com pelo menos duas horas antes do embarque.

Este horário é recomendado para que os passageiros encontrem seus portões de embarque, façam o check-in e evitem transtornos de última hora.

É importante relembrar que em caso de atraso e perda do voo, é possível reagendar as passagens, mas as empresas aéreas cobram taxas para isso, o que pode acabar inviabilizando a ação.

Primeira viagem de avião: bagagem despachada e bagagem de mão

Quem viaja pela primeira vez de avião precisa estar atento as regras de bagagens que estão em vigência.

Atualmente, existem dois tipos de bagagem: a bagagem despachada e a bagagem de mão.

A bagagem despachada é a bagagem que irá no porão do avião e deverá ser despachada no momento do embarque. Geralmente, as empresas aéreas permitem que o viajante leve uma destas bagagens, com o peso máximo de 23 quilos.

Já a bagagem de mão é a bagagem que é permitida levar dentro do avião, junto ao passageiro. Seu peso máximo é de 10 quilos.

É importante que o passageiro verifique todos as especificações sobre bagagens. Há empresas que cobram taxas para o transporte da bagagem.

Primeira viagem de avião: o que é check-in?

O check-in é uma das principais etapas em um voo. Ele é obrigatório para toda a viagem de avião. Esta etapa serve para confirmar que o passageiro irá viajar no voo escolhido.

Hoje em dia já é possível fazer check-in pela internet, nos aplicativos das companhias aéreas, desde que não exista bagagem para despachar. Isso garante maior agilidade e comodidade para o passageiro.

Além disso, nos aeroportos também existem totens que permitem que o passageiro faça um “auto check-in”.

Nos casos em que exista bagagem para despachar, o passageiro deverá comparecer no balcão da empresa aérea para que seja feito o check-in.

Para o check-in, o passageiro deverá apresentar um documento de identificação juntamente com sua passagem.

Primeira viagem de avião: etapas do embarque

Após o check-in, o passageiro já poderá se encaminhar para o embarque. O primeiro passo é identificar qual o portão de embarque, para que não exista a chance de se perder o voo.

Localizado o portão, o passageiro poderá ficar em uma área reservada até que seja permitido o embarque na aeronave. Neste área reservada somente poderão ficar as pessoas que irão viajar.

Para embarcar, o passageiro passará por um detector de metais e poderá ter que abrir sua bagagem de mão para que seja revistada.

O embarque na aeronave é feita pela ordem dos assentos, então é importante que o passageiro respeite e saiba quando será chamado.

Primeira viagem de avião: dicas durante o voo

Já dentro da aeronave, há algumas dicas que devem ser seguidas para melhorar a experiência.

Se o passageiro tiver com uma bagagem de mão, é recomendado que se retire os objetos que serão usados durante o voo (fones de ouvido, livros, leitores de e-book). Feito isso, a bagagem de mão deverá permanecer em seu compartimento, acima do assento do passageiro.

Através do sistema de som, haverá a comunicação para se colocar os cintos para que a aeronave possa decolar. Durante o voo, o passageiro poderá se levantar para ir ao banheiro, mas deve permanecer com os cintos assim que voltar para seu lugar.

Para quem viaja pela primeira vez de avião, é recomendado que se tome um remédio contra enjoos, para evitar qualquer mal estar. Mas se mesmo assim, durante o voo a pessoa tenha necessidade, há sacos plásticos disponíveis nos assentos à frente.

Outra dica é levar gomas de mascar. Isso porque, durante a decolagem e aterrissagem, muitas pessoas sentem um desconforto devido a pressão do ar. Ao mascar, a pressão é equilibrada no ouvido interno e o passageiro sente menos os efeitos.

Primeira viagem de avião: o que é turbulência?

Durante o voo, a aeronave poderá passar por turbulência. Mas isso é comum e o passageiro não deve se preocupar.

A turbulência é um fenômeno que se dá à movimentação do ar (com correntes de ar ascendentes e descendentes) em grandes altitudes, fazendo com que a aeronave balance.

As nuvens de chuva são as principais causadoras da turbulência. Isso porque, “o ar está virando em redemoinhos e variando sua velocidade em todos os sentidos, o que causa uma grande turbulência”. Essa é a explicação do professor do curso de Engenharia Aeronáutica da USP, Fernando Catalano.

Primeira viagem de avião: voo direto, com escala ou conexão

Existem três tipos de voo que um passageiro poderá viajar. o voo direto, o voo com escala ou com conexão.

O voo direto, como o próprio nome diz, é um voo em que há apenas um trecho, ou seja, o seu voo sairá do ponto de partida e chegará ao destino diretamente, sem que haja necessidade de troca de aeronave. Para viagens nacionais, o mais comum é o voo direto.

Os vôos com escala ocorrem quando a aeronave precisa fazer uma pausa até seu destino final. Geralmente em destinos mais distantes, os voos com escala são utilizados, seja para fazer uma manutenção na aeronave ou para embarque de mais passageiros.

Já o voo com o escala é o voo que é necessário que os passageiros troquem de aeronave para chegar até seu destino final. Quando isso ocorrer, o passageiro passará por todo o processo de embarque novamente.

Há casos em que uma conexão de voo pode demorar horas por conta dos próprios horários das aeronaves. Quando isso acontece, o passageiro pode sair do aeroporto, mas deve ficar atento ao horário de volta. Se ele perder o voo, terá que arcar com o custo de uma nova passagem.

Primeira viagem de avião: o desembarque

A parte final da viagem é mais tranquila. O desembarque será orientado pelos colaboradores da companhia aérea.

Caso exista bagagem que foi despachada, o passageiro deverá se dirigir até a esteira para que possa pegar sua mala.

Em voos internacionais, o passageiro passará ainda pelo processo de imigração, feito no próprio aeroporto.

Com a documentação correta, serão feitas apenas algumas perguntas simples e o processo não deverá se estender.

Com essas dicas, esperamos que você esteja mais seguro e aproveite sua primeira viagem de avião!

> Veja todas as nossas matérias aqui

> Teve problemas em sua vigem? Descubra rapidamente se você tem direito a uma indenização clicando aqui.

Acesse nosso blog para mais conteúdos como este e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Summary
10 dicas para sua primeira viagem de avião
Article Name
10 dicas para sua primeira viagem de avião
Description
Você vai fazer sua primeira viagem de avião em breve? Tem dúvidas sobre os procedimentos e se sente ansioso para esse dia? Fique tranquilo que estamos aqui para te ajudar.
Author
Publisher Name
Voe Tranquilo
Publisher Logo

Compartilhe

Ficou alguma dúvida?