Cancelar passagem de avião: Como fazer? Meus direitos?

Precisa cancelar sua passagem de avião? Veja o que fazer e saiba se tem direito a reembolso.

Viajar de avião pode ser uma experiência incrível para quem faz isso pela primeira vez. Para quem faz a primeira viagem também existem muitas dúvidas.

O que acontece se um imprevisto surge e você precisa cancelar a passagem da sua viagem?

A vida é uma caixa de surpresas e várias situações podem ocorrer para o cancelamento de uma viagem. Um problema de saúde, o trabalho exigir uma hora extra são alguns dos motivos mais comuns.

Este texto foi pensado para sanar as principais dúvidas sobre cancelar passagem de avião. Aqui você irá encontrar as informações, além de uma seção especial com o contatos das principais companhias aéreas que operam em nosso país. Vale a pena conferir!

> Teve problemas em sua vigem? Descubra rapidamente se você tem direito a uma indenização clicando aqui.

Como cancelar uma passagem de avião?

Em teoria, o cancelamento de uma passagem de avião pode ser feito em qualquer momento que o passageiro desejar.

Mas esse tipo de ação somente é indicado nos casos em que o passageiro não tem a possibilidade de remarcar o voo.

Isso porque no momento da compra, as companhias aéreas impõe algumas regras no regulamento. Essas regras são referentes ao reembolso do valor pago em caso de cancelamento de passagem aérea, além de outros detalhes.

Estar atento ao canal de compra da passagem pode garantir seu direito ao reembolso total do valor. Quem compra as passagens através dos sites ou por telefone, tem o direito de arrependimento da compra.

O direito de arrependimento garante que o valor da compra seja ressarcido se solicitado até 7 dias após o pagamento. Assim, o passageiro que tiver alguma emergência e saiba que não conseguirá embarcar pode solicitar seu dinheiro de volta.

Para quem comprou sua passagem em locais físicos, como agências ou na própria empresa aérea, tem somente 24 horas após a compra para comunicar o arrependimento. Se a solicitação do cancelamento for após esse período, será necessário verificar as políticas da empresa quanto ao reembolso.

É preciso ficar atento também à quantos dias faltam para o voo. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) garante o reembolso de 100% do valor da passagem somente se faltarem 7 dias ou mais para o voo.

Apesar da proteção do Código de Defesa do Consumidor e as regulamentações da ANAC, o viajante também precisa ficar atento ao regulamento da empresa aérea.

No momento da compra da sua passagem serão apresentados os termos do serviço, incluindo as formas e porcentagens de devolução em caso de cancelamento.

Outro ponto para ficar atento é que em casos de passagens promocionais, muitas vezes a taxa para cancelamento ou remarcação é altíssima, chegando até 60% do valor da passagem.

Quanto devo pagar para cancelar minha passagem de avião?

Como apresentamos, o quanto deverá ser pago para cancelar uma passagem de avião estará exposto no regulamento do momento da compra da mesma. Com isso, a leitura deste documento é essencial para evitar surpresas desagradáveis.

No geral, existem algumas taxas e multa que toda companhia aérea cobra em caso de cancelamento de passagem. Vamos à elas:

  • No show: o no show ocorre quando o passageiro não comparece ao vôo e não avisa a companhia. Desta forma, a taxa existe porque a empresa perdeu a chance de vender o assento para outra pessoa. Esse valor extra é cobrado para que haja o reembolso ou alteração do bilhete depois da data original da reserva. No regulamento fica explícito se essa taxa é fixa ou varia conforme o valor pago na passagem;
  • Taxa ou multa de reembolso: a companhia aérea cobra esse valor para devolver o que o passageiro pagou em sua passagem. Ela também fica exposta no regulamento e pode ser fixa ou variável conforme o valor pago pela passagem. Ela existe pois para que seja feito a devolução, existe um custo administrativo.
  • Taxa ou multa de alteração: toda empresa aérea cobra uma taxa para que seja possível remarcar a passagem para novo dia, horário ou voo. Se o passageiro tiver a intenção de viajar em outra data, essa pode ser a melhor opção.
  • Diferença de tarifa: quando uma passagem é alterada, pode ocorrer a diferença tarifária. Ela acontece porque ocorre a diferença da tarifa paga para que o novo voo exige. Ela aumenta conforme chega mais perto a data da viagem ou aumenta a lotação da aeronave

 

Posso cancelar de graça a passagem de avião?

Existem porém, situações que o passageiro pode cancelar de graça sua passagem.

Como já falamos, o passageiro pode exercer o direito de arrependimento. Nas compras de passagens online, o prazo para arrependimento é de 7 dias corridos a partir da data da compra. Já em compras em locais físicos, esse prazo é de apenas 24 horas.

Há também situações em que o passageiro não precisa pagar o cancelamento e tem quase o valor integral devolvido. Nos casos de problemas de saúde ou falecimento na família, o Código Civil determina, que em caso de aviso prévio, a companhia poderá reter apenas de 5 a 10% do valor pago, além de não cobrar o cancelamento.

No entanto, para que isso ocorra, o passageiro deverá ter toda a documentação oficial (atestado de saúde ou atestado de óbito) para que a determinação seja respeitada.

 

Quanto tempo demora para receber o reembolso da passagem de avião?

Quando o passageiro possui direito ao reembolso do valor pago pela passagem aérea, existem alguns prazos que as companhias precisam cumprir.

Se a compra foi feita através de cartão de crédito, a empresa tem o prazo de 7 dias para estornar a compra na fatura do cliente. No entanto, esse prazo é maior quando o cliente compra em agências de viagem ou em dinheiro.

Uma opção que também é viável é ficar com crédito em aberto para um próximo voo. Isso é possível na maioria das empresas, sendo necessário verificar as condições de cada uma. Porém, as taxas pagas na primeira passagem não podem ser aproveitadas posteriormente.

As taxas pagas em cada passagem são direcionadas a manutenção e pagamento de salários dos funcionários dos aeroportos. Desta maneira, em uma nova passagem será necessário novo pagamento.

Se o passageiro optou por serviços adicionais ao comprar sua passagem, ele também deverá verificar com a empresa aérea as condições de reembolso e reaproveitamento dos mesmos.

 

Como fica a taxa de embarque em caso de cancelamento da passagem de avião?

A taxa de embarque é um custo adicional cobrado em cada passagem aérea. Essa taxa serve para custear os serviços do aeroporto, como energia, segurança e salários dos funcionários que ali trabalham.

Com isso, todo passageiro que utiliza o aeroporto deve pagar a taxa. Mas nos casos em que o passageiro nem se apresenta no aeroporto e cancela antecipadamente sua passagem, a taxa de embarque é passível de reembolso.

O entendimento neste caso é que o passageiro não utilizou os serviços do aeroporto, então não há razão para cobrança da taxa.

Mas esse é um direito que nem todos os passageiros conhecem. Ficar atento a sua situação pode garantir o reembolso deste valor.

 

Contato das principais companhias aéreas do Brasil

As companhias aéreas possuem regras específicas de reembolso e cancelamento das passagens, embora tenham que respeitar as regras da ANAC e do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Cada empresa também possui uma área especializada no atendimento destas situações. Vamos deixar agora o contato das principais companhias aéreas do Brasil.

Azul

A Azul é uma das companhias mais procuradas pelo brasileiro. Em seu site, a companhia deixa como contato dois telefones:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4003-1118
  • Demais localidades: 0800 887 1118

Além dos telefones, o cliente pode entrar em contato com a empresa através do autoatendimento online. Através de um chat, o passageiro poderá ter orientações sobre viagens e tirar dúvidas sobre os assuntos da empresa.

 

Gol

A Gol possui em seu site, diversas formas de atendimento. Através de um menu específico, é possível encontrar as opções para atendimento.

A empresa conta com a Gal, uma assistente virtual que ajuda de forma automática o usuário em suas dúvidas.

Além disso, a empresa tem um FAQ com as perguntas frequentes, o que auxilia o cliente em suas dúvidas sem que seja necessário um atendimento.

Os telefones disponibilizados pela companhia em seu site são:

  • atendimento no Brasil: 0300 115 2121
  • no exterior: +55 11 5504 4410
  • atendimento para pessoas com deficiência auditiva: 0800 709 0466

Avianca

A Avianca conta com um menu próprio para que o cliente possa ser atendido. Neste menu, encontram-se quatro opções:

  • Perguntas frequentes: um fórum onde são respondidas as questões mais perguntadas, diretamente pela empresa, agilizando o atendimento para o usuário;
  • Entre em contato conosco: nesta opção encontram-se as formas de se entrar em contato com a empresa;
  • Soluções online: uma série de opções de resoluções para os principais problemas de um passageiro;
  • Sugestões e reclamações: a Avianca disponibiliza espaço próprio para o cliente manifestar sua opinião e sugestões sobre a empresa.

O único telefone disponível para os brasileiros entrarem em contato com a Avianca é o (+55) 0800-8918-668.

LATAM

A LATAM possui uma Central de Ajuda onde o usuário pode encontrar diversas dúvidas respondidas pela equipe da empresa.

Além disso a empresa disponibiliza os seguintes telefones para contato:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4002 5700
  • Todo o restante do Brasil: 0300 570 5700
  • Para quem está no exterior: +55 11 4002 5700
  • Passageiros com deficiência auditiva: 0800 555 5000

Além dos telefones, é possível preencher um formulário online solicitando atendimento.

> Veja todas as nossas matérias aqui

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos.

Nos siga nas redes sociais para se manter informado!

Summary
Cancelar passagem de avião: Como fazer? Meus direitos?
Article Name
Cancelar passagem de avião: Como fazer? Meus direitos?
Description
Precisa cancelar sua passagem de avião? Veja o que fazer e saiba se tem direito a reembolso.
Author
Publisher Name
Voe Tranquilo
Publisher Logo

Compartilhe

Ficou alguma dúvida?