O que fazer quando o nome na passagem aérea estiver errado?

Confira aqui como corrigir uma passagem aérea com o nome errado, em cada companhia aérea brasileira.

Atualmente comprar uma passagem aérea está cada vez mais fácil. Hoje é possível comprar diretamente pela internet ou até mesmo pelo smartphone. Alguns anos atrás, essa facilidade não existia.

E com tamanha facilidade, surgiram também alguns problemas que se tornaram mais recorrentes, como o nome da passagem estar errado. Isso geralmente acontece por engano de quem está efetuando a compra no meio digital.

Antigamente, como era necessário ir até uma agência ou ao balcão da companhia aérea, o processo de compra e preenchimento de dados do bilhete aéreo era feito todo pelos atendentes.

Mas mesmo que você perceba que o nome da sua passagem esteja errado, não há com o que se preocupar. Você terá um pouquinho mais de trabalho, mas esse erro é totalmente corrigido.

Pensando nesse tipo de situação, desenvolvemos este conteúdo para auxiliar quem esteja passando por esse problema e alertar todos aqueles que compram passagem aérea online. Aproveite!

O que fazer para corrigir o nome na passagem?

Antes de tudo, entenda que preencher informações erradas na passagem aérea é totalmente normal e aceitável. Todo mundo tem um momento de distração, onde erros podem acontecer. Esses erros podem ser desfeitos na maioria dos casos, tratando-se de passagens aéreas.

O que ocorre é que não há um procedimento padrão nesses casos e cada companhia adota medidas diferentes para essa situação. A seguir, vamos falar um pouco sobre as principais empresas que operam em solo brasileiro.

LATAM

A LATAM é muito exigente no controle de nomes de passageiros e por isso não permite qualquer tipo de alteração. Logo antes da finalização do pedido pela internet, a LATAM avisa seus clientes sobre a não alteração e orienta para que seja feita uma última conferência dos dados para não ocorrer erros.

No entanto, alguns dados de contato do passageiro ainda podem ser alterados na empresa. Os dados que podem ser alterados são telefone e e-mail. Nesse caso, a solicitação para correção pode ser feito no momento do check-in.

A empresa possui dois números de telefone para o atendimento do cliente e sempre que existirem dúvidas sobre esse tipo de assunto, a empresa recomenda o contato pelos números 0300-570-5700 ou o 4002-5700.

Embora a ANAC determine que em casos de erros de nomes a correção deva ser feita, a LATAM opta por não fazer essa prática, alegando a maior segurança dos passageiros e evitando possíveis fraudes.

Azul

Na Azul, os erros mais simples de digitação de dados podem ser alterados sem o menor problema. Aqui também é possível alterar dados de contato, como e-mail e telefones. Os números de documento pessoais também entram nas correções permitidas.

É importante salientar que apenas pequenos erros são corrigidos de forma gratuita e sem burocracia. Erros maiores precisam ser conferidos, para evitar possíveis fraudes.

Um erro bem comum dos nomes é quando há separação de um casal ou outras alterações feitas após a compra da passagem, como adição de sobrenome paterno. Se isso acontecer com você, a orientação da empresa é para que o passageiro entre em contato com o setor responsável de forma antecipada, para que os funcionários da empresa possam verificar as informações no banco de dados da Receita Federal.

Essa verificação é feita consultando os dados pessoais e caso essa informações estejam atualizadas na Receita Federal, aí sim acontece a correção.

Há casos que exigem maior segurança, como a adição ou subtração de uma letra no nome, o que pode acabar gerando uma mudança de gênero do passageiro. Caso ocorra essa situação, a empresa orienta ao passageiro entrar em contato com a equipe de suporte pelo site ou através do telefone 0800-887-1118.

Nesse tipo de ocorrência, é fundamental a antecipação da comunicação, pois a companhia aérea precisa assegurar que não se trata de uma fraude, sem comprometer o cronograma do voo.

Avianca

Na Avianca, é permitido a correção de nomes e sobrenomes em voos nacionais, desde que essa correção não altere a fonética da palavra. Um exemplo disso é caso a passageira se chame Thaís, mas no momento da compra da passagem tenha errado e escrito Taís.

Em casos de correção de CPF ou dados de contato, como e-mail e telefone, o passageiro precisa entrar em contato com a central de atendimento da empresa, pelo telefone 4004-4040.

Já em voos internacionais, a Avianca proíbe qualquer tipo de alteração, atendendo regras internacionais de segurança. Caso o cliente tenha errado qualquer outra informação da passagem para voos nacionais, a empresa solicita que entre com o pedido de alteração com no mínimo 48 horas antes do embarque.

Gol

A Gol é uma empresa que irá analisar caso por caso nos pedidos de correção de nome na passagem aérea. Para solicitar a correção, é preciso que o passageiro entre em contato com a empresa pelo site ou pelo número de telefone 0880-704-0465.

Nesta empresa, pequenos erros de grafia também são alterados sem muita burocracia para confirmar a veracidade das informações. Um exemplo de correção é no nome Isabela, que pode ter variantes como Isabele, Isabella, dentro outros. Ao solicitar a correção de informações básicas, que não alterem o sentido da passagem, o processo é rápido e sem transtornos.

Em casos de separação ou divórcio, quando há alteração em nomes das partes, é preciso apresentar os documentos que comprovem o novo nome, como a certidão de separação. Erros de dados pessoais e de contato mais simples, como um CPF incorreto ou mesmo o número de telefone ou e-mail, devem ter sua correção solicitada pelo número de telefone que demos acima no texto.

A Gol tem uma parceria com o programa de milhagens Smile, na qual quem possui cadastro nesta plataforma pode alterar esses tipos de informações diretamente do site da Gol sem maiores problemas.

Para casos que não foram abordados em nosso texto, a recomendação da ANAC é que entre em contato com o atendimento da sua companhia aérea com antecedência do check-in ou embarque.

É sempre importante lembrar que a ANAC regulamenta os voos nacionais ou que se iniciem em nosso país. Para casos de fora do Brasil, é necessário consultar a regulamentação de cada país e empresa aérea para resolver o problema o mais rápido possível.

Os direitos do passageiro em passagens com nomes errados

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) possui uma resolução que garante a correção de dados e erros de grafia de nomes e sobrenomes em bilhetes aéreos. Essa resolução é a  n° 400/2016 e nela alguns detalhes importantes são esclarecidos.

Segundo a resolução, é de obrigação do passageiro solicitar a correção dos dados da passagem e o prazo máximo para isso acontecer é até o momento do check-in. Esse tipo de correção quando ocorre em voos internacionais que envolvam operadoras diferentes podem conter custos, que podem ser repassados para o passageiro.

Além disso, a alteração de nome ou sobrenome não altera o caráter pessoal a intransferível da passagem aérea.

Embora exista essa regulamentação da ANAC, algumas empresas ainda insistem em não cumprir. Ter o conhecimento sobre seus direitos pode garantir a resolução do problema de uma forma muito mais rápida e fácil.

O que pode ser alterado na passagem?

Existem algumas correções que podem ser feitas sem muita burocracia. Neste tópico vamos trazer as mais comuns.

Esquecer o nome do meio

Uma das ocorrências mais comuns nos erros de nome em passagens aéreas é o esquecimento do meio do nome do passageiro.

Esse esquecimento por si só não invalida a passagem, pois ele não é indispensável para o reconhecimento do viajante nas fiscalizações e no momento do embarque. No entanto, muitas pessoas ao perceberem o erro, desejam corrigir colocando o nome completo. Dependerá de cada companhia liberar ou não esse tipo de correção.

O que acontece na prática dos aeroportos é a conferência do nome e último sobrenome, em complemento a outros dados como o CPF por exemplo.

Sobrenomes como Neto, Júnior ou Filho

Existem nomes que possuem o sobrenome Neto, Júnior, Filho, Sobrinho e diversas outras variações. Isso acontece por conta de uma homenagem que os pais prestam a pessoas antepassadas importantes em suas vidas. Esse tipo de sobrenome é conhecido como agnome e deve obrigatoriamente constar no bilhete de embarque.

Isso é obrigatório porque se não constar esse agnome a companhia aérea não pode confirmar qual pessoa que está tentando embarcar. Se é a pessoa que ou o parente homenageado.

Por isso é essencial a presença deste termo na passagem aérea. Caso o cliente perceba que esqueceu de constar essa informação, deverá entrar em contato com a companhia aérea, seja por telefone, site ou presencialmente para que seja garantido que não haja problemas na hora do embarque.

Erros de digitação na passagem aérea

A ocorrência que mais acontece quando o assunto é corrigir o nome é sem dúvidas erros de digitação. Às vezes na correria do dia a dia e na hora da compra, o passageiro acaba não conferindo e digitando alguma letra errada.

Se este erro for no nome ou sobrenome, é fundamental a correção, para que não tenha problemas quando chegar a hora do voo. A correção pode ser feita mediante solicitação junto à empresa e é recomendado sempre ser feito com antecedência para evitar maiores problemas.

Correção completa do nome na passagem

Existem casos mais extremos, em que o cliente deseja alterar completamente o nome da passagem. Essa prática, no entanto, não é permitida pela legislação brasileira. A proibição se dá ao fato de que caracteriza substituição de passageiro, o que é proibido.

Se essa prática realmente for necessária, é recomendado o cancelamento da passagem com o nome errado e uma nova compra, já no nome correto. Temos um artigo sobre o cancelamento de passagem clicando aqui (não confundir com situação em que o voo é cancelado pela companhia aérea e o passageiro tem direito a indenização).

E se a companhia aérea se negar a alterar o nome?

Mesmo com a legislação brasileira e resolução da ANAC garantindo a alteração em casos específicos do nome na passagem aérea, algumas empresas podem cobrar taxas, o que não é permitido.

Caso a companhia aérea se negar a alterar, o mais indicado é entrar em contato com a ANAC, seja no escritório da agência no aeroporto ou pelo telefone 163 ou 0800 725 445. O site do órgão também é uma opção de contato.

Se mesmo assim a situação não for resolvida, o próximo passo é procurar o Procon ou os Núcleos Regionais de Aviação Civil. Esses órgãos protegem o usuário de transporte aéreo e garantem que a empresa não cobre taxas sobre esse tipo de serviço.

Em último caso, um advogado especializado no assunto também poderá entrar com uma ação contra a empresa. Imagine que em uma situação de emergência, você precise pagar a taxa para alterar o nome na passagem para poder embarcar em seu voo.

A alteração de nome na passagem aérea pode ser um processo simples em algumas situações. Em pequenos erros de grafia ou digitação, a resolução é feita de forma menos burocrática, bastando apenas que o cliente solicite à companhia aérea.

Em situações mais adversas, como na separação e exclusão de um sobrenome, podem ser exigidos alguns documentos que comprovem o novo nome. Além disso, consultas à Receita Federal também podem acontecer.

Nos voos nacionais, as companhias não podem cobrar taxas para esse tipo de alteração. O passageiro deve sempre comunicar qualquer pedido de alteração de dados com o máximo de antecedência possível, para evitar maiores problemas na hora do check-in ou embarque.

Você sabia de todos esses detalhes sobre a alteração de nome na passagem aérea? Fique ligado no nosso blog, temos um conteúdo especial que irá te ajudar nas mais diversas situações que um viajante aéreo pode passar.

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Confira aqui como corrigir uma passagem aérea com o nome errado, em cada companhia aérea brasileira. Esses erros podem ser desfeitos na maioria dos casos.
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