Voo cancelado da Aigle Azur: saiba o que fazer

Confira seus direitos, o que você pode fazer em cada situação e se você tem direito a indenização.

Milhares de passageiros brasileiros estão sendo atingidos pelos voos cancelados da Aigle Azur. Os cancelamentos estão muito mais comuns do que normalmente aconteceriam.

Isso porque, a empresa passa por problemas financeiros, o que está afetando a frota de aviões.

Este texto foi desenvolvido especialmente para os passageiros que precisam de orientação quando há um voo cancelado da Aigle Azur. Nos acompanhe para entender melhor!

Meu voo da Aigle Azur foi cancelado: o que devo fazer?

Quando há um voo cancelado existem diversas ações que o passageiro deve fazer para que seus direitos sejam respeitados.

O primeiro passo nessa situação é manter a calma e procurar o telefone ou balcão da empresa no aeroporto para obter informações sobre o que está acontecendo.

É importante que o passageiro mantenha a calma neste momento, pois os funcionários das companhias aéreas estarão sobrecarregados. Ficar nervoso e perder a paciência só complicará mais a situação.

Muitas pessoas passam a adotar a prática de ligar na central de atendimento da empresa, para economizar tempo.

Uma outra dica importante é que o passageiro guarde todos os documentos referente ao voo mesmo no caso do cancelamento. Eles serão úteis caso o passageiro decida entrar com uma ação judicial contra a empresa.

Ao ser atendido pelo funcionário da empresa aérea, é recomendado que se tenha uma gravação da conversa, pois neste momento, o atendente irá passar todas as informações relativas ao voo.

Neste primeiro momento, o funcionário da empresa irá te apresentar uma oferta que será mais vantajosa para a companhia aérea. Você não é obrigado a aceitar, a não ser que você considere vantajosa. Negocie com a companhia aérea.

Nos aeroportos de maior circulação de pessoas, há o escritório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Nos casos de voo cancelado, também é recomendado que o passageiro faça uma reclamação formal contra a empresa.

Lembre-se: todos os documentos nesta situação devem ser guardados como provas dos atendimentos e auxílios prestados pela companhia aérea.

Voo cancelado Aigle Azur: quais são meus direitos?

Quando há a situação de voo cancelado, os passageiros possuem direitos de acordo com o tempo de espera da resolução.

Por vezes, o cancelamento pode se tornar apenas um atraso. Neste caso, o passageiro irá chegar em seu destino após o esperado.

Talvez na Aigle Azur, não seja possível o reagendamento da viagem para o mesmo dia, por conta dos problemas que a empresa enfrenta. Mas é possível que alguma outra companhia aérea ofereça reacomodá-lo em outro voo. Ou, ainda, é possível pedir o reembolso integral da passagem à Aigle Azur.

Logo abaixo, está disponível a relação de horas de atraso com os direitos dos passageiros. Essa regra deve ser respeitada, pois é uma normativa da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Empresas que não respeitam esses direitos podem sofrer sérias penalidades.

  • Atrasos a partir de 1 hora: a companhia aérea deverá disponibilizar meios de comunicação para os passageiros, como telefones e internet gratuitamente;
  • Atrasos a partir de 2 horas: além da comunicação, a companhia aérea também deverá disponibilizar alimentação, através de vouchers, lanches, bebidas, etc;
  • Atrasos a partir de 4 horas: além das duas assistências já citadas, a companhia aérea deverá oferecer acomodação ou hospedagem. Além disso, também deverão fornecer o transporte até o local da acomodação.
  • Atrasos superiores a 4 horas: deverá ser oferecidos todas as assistências anteriores além da opção de reacomodação ou reembolso.

O cancelamento de voo sendo confirmado, a empresa aérea deverá dar prioridade para os passageiros afetados, sendo até possível a reacomodação dos mesmos em outros voos sem custo nenhum para o passageiro.

Dependendo do tipo de aeroporto que o passageiro está, há diferentes opções de resolução.

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Aeroporto de partida

O aeroporto de partida é o aeroporto onde o passageiro está pegando a primeira parte de seu voo. As opções para resolução do voo cancelado são:

  • Devolução integral do valor pago pela passagem, além da taxa de embarque. Caso o passageiro opte por essa opção, a companhia aérea fica isenta da prestação de auxílios.
  • Caso o passageiro deseje, ele poderá remarcar seu voo na data e horário de sua preferência, sem nenhum tipo de custo adicional. A assistência material também passa a ser desobrigada nesta opção.
  • Para casos urgentes, o passageiro poderá solicitar reacomodação em outro voo da mesma companhia para seu destino ou ainda para uma companhia que faça o trajeto, totalmente sem custos. Essa opção só poderá ser escolhida caso haja disponibilidade de assentos no voo desejado. Como nas outras opções, a assistência material também passa a ser facultativa.

Aeroporto de escala ou conexão

Os aeroportos de escala ou conexões são aqueles em que eles não sejam o destino final e o passageiro só esteja ali por conta da logística do voo.

  • Como nos aeroportos de partida, é oferecido a opção de reembolso integral, inclusive de taxas para o passageiro. Mas aqui, a assistência material ainda passa a ser obrigatória.
  • O passageiro poderá permanecer no aeroporto de conexão e receber o valor do trejo não viajado. Nesta opção a assistência material pode ser suspensa.
  • Reagendamento do voo, sem nenhum custo adicional, no horário e data definido pelo passageiro. A assistência material também poderá ser suspensa aqui.
  • Completar a viagem em outro voo pela mesma companhia ou até em outra companhia, totalmente sem custos adicionais. Nesta opção, é obrigatória a assistência material.
  • Finalizar a viagem por outro meio (ônibus, táxi, van) se isso for possível. A assistência material deverá ser mantida.

Voo cancelado Aigle Azur: entenda os motivos do cancelamento

Os voos cancelados da Aigle Azur estão se tornando mais comuns por conta de sua situação financeira. Em setembro de 2019, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial na França. David Neeleman, fundador da Azul, detém 32% das ações da Aigle Azur. As demais ações estão divididas entre o grupo Lu Azur, com 19%, e o grupo chinês HNA, com 49%.

Por conta da recuperação judicial, a empresa já deixou de operar vários trechos. Todos os voos para o Brasil, Mali e Portugal foram cancelados, por pxemplo.

Os passageiros que estão sendo afetados possuem o direito à reembolso do valor de suas passagens ou reacomodação em outros voos. Um dos e-mails disponibilizados pela companhia é o  [email protected], no qual o passageiro pode informar o seu código da reserva, nome dos passageiros e telefone para contato.

Voo cancelado Aigle Azur: o que fazer caso a empresa não resolva a situação?

Se a Aigle Azur a empresa não cumprir o combinado (reembolso integral da passagem ou reacomodação em outro voo), o cliente deverá se dirigir até um dos escritórios da ANAC instalados em diversos aeroportos do país e apresentar uma queixa formal.

Além disso, o site consumidor.gov.br também permite que o cliente possa prestar essa queixa de forma totalmente online, sem a necessidade de deslocamento até um aeroporto ou escritório da ANAC.

De acordo com as regras da ANAC, toda companhia aérea tem um prazo de até 10 dias para retornar uma resposta nas queixas prestadas. Caso não haja um retorno, a empresa poderá sofrer multas e penalizações.

Outra ação que também pode ser tomada é entrar com um processo por danos morais contra a empresa. O cancelamento do voo pode gerar diversos problemas como, perda de oportunidades de empregos e negócios e perda de reservas em hotéis.

Por isso é importante que se guarde todos os documentos referente ao voo cancelado. Ao entrar com uma ação, quanto mais provas, mais forte será a tese que seu advogado poderá utilizar para ganhar a ação.

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