Voo cancelado da Avianca, o que fazer?

Confira seus direitos, o que você pode fazer em casa situação e se você tem direito a indenização.

Os voos cancelados pela Avianca estão sendo mais comuns do que normalmente acontecem em situações normais.

Isso porque, a empresa passa por problemas financeiros, o que está afetando a frota de aviões.

Dessa forma, centenas de passageiros são atingidos e sofrem com as consequências. Atrasos em compromissos e perda de reservas de hotéis são apenas alguns destes exemplos.

Este texto foi desenvolvido especialmente para os passageiros que precisam de orientação quando há um voo cancelado da Avianca. Nos acompanhe para entender melhor!

Meu voo da Avianca foi cancelado: o que devo fazer?

Quando há um voo cancelado existem diversas ações que o passageiro deve fazer para que seus direitos sejam respeitados.

O primeiro passo nessa situação é manter a calma e procurar o balcão da empresa no aeroporto para obter informações sobre o que está acontecendo.

É importante que o passageiro mantenha a calma neste momento, pois os funcionários das companhias aéreas estarão sobrecarregados. Ficar nervoso e perder a paciência só complicará mais a situação.

Muitas pessoas passam a adotar a prática de ligar na central de atendimento da empresa, para economizar tempo.

Uma outra dica importante é que o passageiro guarde todos os documentos referente ao voo mesmo no caso do cancelamento. Eles serão úteis caso o passageiro decida entrar com uma ação judicial contra a empresa.

Ao ser atendido pelo funcionário da empresa aérea, é recomendado que se tenha uma gravação da conversa, pois neste momento, o atendente irá passar todas as informações relativas ao voo.

Neste primeiro momento, o funcionário da empresa irá te apresentar uma oferta que será mais vantajosa para a companhia aérea. Você não é obrigado a aceitar, a não ser que você considere vantajosa. Negocie com a companhia aérea.

Nos aeroportos de maior circulação de pessoas, há o escritório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Nos casos de voo cancelado, também é recomendado que o passageiro faça uma reclamação formal contra a empresa.

Lembre-se: todos os documentos nesta situação devem ser guardados como provas dos atendimentos e auxílios prestados pela companhia aérea.

Voo cancelado Avianca: quais são meus direitos?

Quando há a situação de voo cancelado, os passageiros possuem direitos de acordo com o tempo de espera da resolução.

Por vezes, o cancelamento pode se tornar apenas um atraso. Neste caso, o passageiro irá chegar em seu destino após o esperado.

Talvez na Avianca, não seja possível o reagendamento da viagem para o mesmo dia, por conta dos problemas que a empresa enfrenta.

Logo abaixo, está disponível a relação de horas de atraso com os direitos dos passageiros. Essa regra deve ser respeitada, pois é uma normativa da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Empresas que não respeitam esses direitos podem sofrer sérias penalidades.

  • Atrasos a partir de 1 hora: a companhia aérea deverá disponibilizar meios de comunicação para os passageiros, como telefones e internet gratuitamente;
  • Atrasos a partir de 2 horas: além da comunicação, a companhia aérea também deverá disponibilizar alimentação, através de vouchers, lanches, bebidas, etc;
  • Atrasos a partir de 4 horas: além das duas assistências já citadas, a companhia aérea deverá oferecer acomodação ou hospedagem. Além disso, também deverão fornecer o transporte até o local da acomodação.
  • Atrasos superiores a 4 horas: deverá ser oferecidos todas as assistências anteriores além da opção de reacomodação ou reembolso.

O cancelamento de voo sendo confirmado, a empresa aérea deverá dar prioridade para os  passageiros afetados, sendo até possível a reacomodação dos mesmos em outros voos sem custo nenhum para o passageiro.

Dependendo do tipo de aeroporto que o passageiro está, há diferentes opções de resolução.

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Aeroporto de partida

O aeroporto de partida é o aeroporto onde o passageiro está pegando a primeira parte de seu voo. As opções para resolução do voo cancelado são:

  • Devolução integral do valor pago pela passagem, além da taxa de embarque. Caso o passageiro opte por essa opção, a companhia aérea fica isenta da prestação de auxílios.
  • Caso o passageiro deseje, ele poderá remarcar seu voo na data e horário de sua preferência, sem nenhum tipo de custo adicional. A assistência material também passa a ser desobrigada nesta opção.
  • Para casos urgentes, o passageiro poderá solicitar reacomodação em outro voo da mesma companhia para seu destino ou ainda para uma companhia que faça o trajeto, totalmente sem custos. Essa opção só poderá ser escolhida caso haja disponibilidade de assentos no voo desejado. Como nas outras opções, a assistência material também passa a ser facultativa.

Aeroporto de escala ou conexão

Os aeroportos de escala ou conexões são aqueles em que eles não sejam o destino final e o passageiro só esteja ali por conta da logística do voo.

  • Como nos aeroportos de partida, é oferecido a opção de reembolso integral, inclusive de taxas para o passageiro. Mas aqui, a assistência material ainda passa a ser obrigatória.
  • O passageiro poderá permanecer no aeroporto de conexão e receber o valor do trejo não viajado. Nesta opção a assistência material pode ser suspensa.
  • Reagendamento do voo, sem nenhum custo adicional, no horário e data definido pelo passageiro. A assistência material também poderá ser suspensa aqui.
  • Completar a viagem em outro voo pela mesma companhia ou até em outra companhia, totalmente sem custos adicionais. Nesta opção, é obrigatória a assistência material.
  • Finalizar a viagem por outro meio (ônibus, táxi, van) se isso for possível. A assistência material deverá ser mantida.

Voo cancelado Avianca: entenda os motivos do cancelamento

Os voos cancelados da Avianca estão se tornando mais comuns por conta de sua situação financeira. Em dezembro de 2018, a Aviation Capital Group confiscou três aeronaves da empresa, por conta de dívidas que somavam cerca de US$ 150 milhões.

Além disso a empresa já divulgou uma tabela onde consta os voos que foram afetados por conta do confisco de suas aeronaves. Esta lista é atualizada diariamente.

Por conta da diminuição da frota, a empresa também deixou de operar alguns trechos, como voos diretos de Guarulhos para Santiago, no Chile e Miami e Nova York, nos Estados Unidos.

A companhia, em nota oficial, disse que “está realizando os pagamentos para garantir suas atividades nos aeroportos onde opera, segue operando normalmente e reitera que cumpre a resolução 400 da Anac.”

Os passageiros que estão sendo afetados possuem o direito à reembolso do valor de suas passagens. Caso o voo conste na lista das viagens canceladas, a própria Avianca entrará em contato para oferecer o reembolso ou opções de reacomodação.

A Avianca está entrando em contato por ordem cronológica da data da compra. O prazo final para negociação porém não divulgado.

Como reflexo dos voos cancelados da Avianca, o índice de reclamações contra a empresa em sites especializados como o Reclame Aqui nos últimos seis meses ultrapassou as 5.500 denúncias, tendo um índice de respostas de apenas 39,5% no período.

Voo cancelado Avianca: como diminuir o risco de ter um voo cancelado?

A Avianca passa por problemas de logística que foram impactados pela situação financeira da empresa.

Com isso, a própria empresa disponibilizou uma lista atualizada dos voos que foram afetados pela situação. Além disso, há uma ferramenta de consulta pelo código de reserva e sobrenome para o passageiro que não quer perder tempo pesquisando na lista.

A orientação da empresa é para que os clientes consultem o status do voo à partir de 72 horas antecipadas.

Para os passageiros afetados com o cancelamento que optarem pelo reembolso, a Avianca garante que até em sete dias após a solicitação haverá a devolução da quantia. Em casos de compras com cartões de crédito, a previsão é que no máximo na fatura posterior ao mês da compra já tenha o estorno das passagens.

Voo cancelado Avianca: o que fazer caso a empresa não resolva a situação?

A Avianca, em nota oficial explicou como serão feitos os contatos e resolução da situação dos voos cancelados.

Mas se a empresa não cumprir o combinado, o cliente deverá se dirigir até um dos escritórios da ANAC instalados em diversos aeroportos do país e apresentar uma queixa formal.

Além disso, o site consumidor.gov.br também permite que o cliente possa prestar essa queixa de forma totalmente online, sem a necessidade de deslocamento até um aeroporto ou escritório da ANAC.

De acordo com as regras da ANAC, toda companhia aérea tem um prazo de até 10 dias para retornar uma respostas nas queixas prestadas. Caso não haja um retorno, a empresa poderá sofrer multas e penalizações.

Outra ação que também pode ser tomada é entrar com um processo por danos morais contra a empresa. O cancelamento do voo pode gerar diversos problemas como, perda de oportunidades de empregos e negócios e perda de reservas em hotéis.

Por isso é importante que se guarde todos os documentos referente ao voo cancelado. Ao entrar com uma ação, quanto mais provas, mais forte será a tese que seu advogado poderá utilizar para ganhar a ação.

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