Voo cancelado pela South African Airways: saiba o que fazer

A companhia aérea anunciou o cancelamento de 150 voos previstos para o mês de fevereiro de 2020 para reduzir custos.

Recentemente, a South African Airways (SAA), responsável por dívidas bilionárias, iniciou um replanejamento de sua malha aérea. Por isso, suspendeu definitivamente os voos para oito destinos internacionais. Assim, diversos voos foram cancelados a partir do dia 29/02/2020 entre Johanesburgo a Abidjan, Entebbe, Luanda, Guangzhou, Hong Kong, Livingston, Ndola e São Paulo, bem como todos os seus voos domésticos.

A South African enfrenta uma grave crise desde 2011, com agravamento da situação ao longo de 2019, quando se tornou tecnicamente insolvente. A companhia aérea teve de realizar a elaboração de um “Plano de Recuperação de Negócios” para aprovação de seus credores e a reestruturação da atuação da empresa é parte significativa disso.

Importante ressaltar que o escritório da South African permanecerá ativo no Brasil durante os próximos meses para atender a passageiros e agências de viagens afetados pelo cancelamento dos voos.

Tenho um voo pela South African Airways, e agora?

Primeiramente, é fundamental manter a calma e confirmar se o seu voo realmente foi afetado pela reestruturação da empresa.

Se ainda não recebeu nenhum tipo de comunicação da SAA, é possível entrar em contato pelos seguintes canais:

SAC

Telefone: 0800 7711030 (Apenas Brasil) ou 0800 77 13 999 (Hearing Impaired Phone – Apenas Português)

Horário de Atendimento: 24 horas por dia, 7 dias da semana.

SAA Dúvidas Gerais:

Tel : +55 11 3065 5115

[email protected]

Horário de atendimento: Seg- Sex: 09:00h – 18:00h

Lembre-se de anotar todos os números de protocolo que te fornecerem, para que, posteriormente, possa comprovar as informações que foram prestadas.

Meu voo da South African Airways foi cancelado: o que devo fazer?

Para todos os clientes cujos tickets foram emitidos até 12 de fevereiro de 2020, a SAA está disponibilizando opções de reacomodação no Brasil pela Ethiopian Airlines.

No primeiro momento, é provável que o funcionário da empresa te apresente uma oferta que será mais vantajosa para a companhia aérea. Você não é obrigado a aceitar, a não ser que realmente considere uma boa opção. Negocie com a empresa, expondo as suas necessidades.

Se a reacomodação não for possível, a South African deve realizar o reembolso integral do valor de suas passagens.

Caso já esteja no aeroporto quando souber do cancelamento, mantenha a calma e procure o telefone ou balcão da empresa no aeroporto para obter informações sobre o procedimento a ser realizado. Para tentar economizar algum tempo, também é possível contatar o SAC da empresa, onde a ligação é gravada, protocolada e pode ser solicitada e utilizada pelo consumidor.

É muito importante que o passageiro guarde todos os documentos referentes ao voo diante de quaisquer problemas que tenha (tais como: itinerário da viagem, passagem, e-ticket, cartão de embarque, comprovantes de gastos etc.), pois eles serão fundamentais para comprovação do caso em posteriores tratativas.

Nos aeroportos de maior circulação de pessoas, costuma haver um escritório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), responsável por normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil, onde pode ser realizada uma reclamação formal pelo passageiro contra a empresa.

Direitos do consumidor em caso de voo cancelado

Além da possibilidade de reacomodação ou restituição do valor das passagens de que falamos, quando há a situação de um voo atrasado ou cancelado, os passageiros possuem direitos de acordo com o tempo de espera no aeroporto para a resolução do problema.

Abaixo, disponibilizamos a relação de horas de atraso e os direitos dos passageiros, previstos pela ANAC, que devem ser cumpridos. Empresas que não respeitam esses direitos podem sofrer sérias penalidades.

  • Atrasos a partir de 1 hora: a companhia aérea deverá disponibilizar meios de comunicação para os passageiros, como telefones e internet gratuitamente.
  • Atrasos a partir de 2 horas: além da comunicação, a companhia aérea também deverá disponibilizar alimentação, através de vouchers.
  • Atrasos a partir de 4 horas: além das assistências já citadas, a companhia aérea também deverá oferecer transporte e acomodação ou hospedagem, salvo se o passageiro residir no local, situação em que a empresa poderá fornecer apenas o transporte.

Voo cancelado South African Airways: o que fazer caso a empresa não resolva a situação?

Se a South African não cumprir suas obrigações legais, ou se você tiver prejuízos materiais ou morais em virtude do cancelamento do seu voo, além da queixa formal à ANAC, é possível recorrer a órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, ou canais como consumidor.gov.br ou Reclame Aqui. A Voe Tranquilo pode te ajudar a entender como agir nessas situações e a conseguir um acordo com a companhia aérea.

De acordo com as regras da ANAC, toda companhia aérea tem um prazo de até 10 dias para responder às queixas prestadas. Caso não haja retorno, a empresa poderá sofrer multas e penalizações.

Também é possível contatar a companhia aérea para uma tentativa de acordo extrajudicial ou entrar com um processo por danos morais e/ou materiais contra a mesma, já que o cancelamento do voo pode gerar diversos prejuízos,  como a perda de reservas em hotéis e passeios contratados, oportunidades de empregos, negócios e eventos importantes.

 

Agora que já sabe dos seus direitos e obrigações da companhia aérea, esperamos que dê tudo certo com sua viagem. Mas, caso tenha qualquer problema, estaremos à disposição para ajudá-lo a resolvê-los da melhor forma possível.  Entre em contato conosco!

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga para receber mais assuntos como este!

Summary
Voo cancelado pela South African Airways: saiba o que fazer
Article Name
Voo cancelado pela South African Airways: saiba o que fazer
Description
A South African Airways cancelou diversos voos a partir do dia 29/02/2020 entre Johanesburgo e São Paulo. Saiba o que fazer se você possui uma passagem.
Author
Publisher Name
Voe Tranquilo
Publisher Logo

Compartilhe

Ficou alguma dúvida?