Voo atrasado?
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Milhares de pessoas viajam de avião no país diariamente. Com o enorme número de pessoas e por conta de algumas situações, voos atrasados infelizmente são comuns.

Todo mundo que passou por essa situação sabe como isso é desagradável. Isso piora ainda mais quando o atraso é um um voo que possui conexão. Um atraso nesses casos pode fazer com que o passageiro perca todo seu planejamento e chegue atrasado em seus compromissos.

Pensando nisso, elaboramos um guia prático sobre os voos atrasados. Reunimos as principais informações sobre o assunto e vamos explicar tudo no decorrer deste artigo. Então, aproveite e se prepare para evitar maiores dores de cabeça.

Tenho direito a indenização pelo voo atrasado?

Em geral, atrasos de voo que gerem uma chegada ao destino final superior a 4 horas podem ser indenizados. Isso pode ocorrer pelo atraso do voo em si ou pela perda de uma conexão.

Nos casos em que a pessoa perde um compromisso importante (ex. casamento, funeral, oportunidade profissional) também é possível se obter uma indenização. A situação se enquadra como danos morais, já que por conta do atraso, o passageiro pode perder compromissos e reservas importantes.

Para garantir os seus direitos como passageiro em caso de atraso do avião, tenha em mente as dicas a seguir:

  • Mantenha todos os documentos do voo após o atraso: Para entrar com uma ação, quanto mais documentos que comprovem a situação, mais fácil será para o juiz decidir a seu favor.
  • Registre o atendimento: registrar o atendimento que você recebeu da companhia aérea também auxilia no processo. De uma forma não inconveniente, tente registrar, por meio de gravação de voz ou vídeo, o que o representante da empresa passar para você. Anotar o nome do atendente, a data e o horário do atendimento também são boas práticas.
  • Fotografe o painel do aeroporto: como mais uma prova, o painel do aeroporto contém informações relevantes sobre o atraso do voo.

O que fazer em caso de voo atrasado?

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o atraso de voos é um dos três principais problemas recorrentes nos viajantes de avião. Por conta disso, a própria ANAC indica algumas ações a serem tomadas quando isso ocorrer.

A principal dica neste momento é conhecer seus direitos nessa situação. Também é altamente indicado  ser educado com os atendentes. São diversas situações que geram os atrasos nos voos e quase sempre, os atendentes não possuem culpa alguma.

Ao conversar com o atendente, para verificar a situação do voo, seja educado e firme para exigir seus direitos. Eles são funcionários especialmente treinados e orientados para tentar instruir ao viajante a opção mais vantajosa para a companhia. Essa opção nem sempre é a melhor para o passageiro.

Desta forma, ao conhecer os seus direitos, é possível o diálogo para exigir seus direitos. Esses direitos são fundamentados pela Resolução ANAC n° 141/2010. Nos próximos tópicos também trataremos especialmente sobre esses direitos.

Direitos do passageiro em caso de atraso de voo

Os passageiros, ao passarem pela situação de atrasos nos voos, possuem alguns direitos garantidos pela Resolução ANAC n° 141/2010. Essa resolução vale tanto para os voos domésticos como para voos internacionais que estejam no território brasileiro.

  • Atraso a partir de 1 hora: a companhia aérea deve prover gratuitamente meios de comunicação como internet e telefonemas.
  • Atraso a partir de 2 horas: além da comunicação, a companhia aqui deve também disponibilizar alimentação para os passageiros, através de voucher ou mesmo bebidas e lanches próprios.
  • Atraso a partir de 4 horas: neste caso, a companhia já deve proceder com acomodação ou hospedagem para seus clientes. Além disso, também deverá ceder transporte do aeroporto até o local da acomodação.


Importante ressaltar que no caso de atrasos superiores a 4 horas, a empresa deverá oferecer ao passageiro, além do descrito acima, opções de reembolso integral da passagem. Caso o atraso ocorra em uma conexão, o passageiro poderá solicitar o reembolso e ainda o retorno ao seu aeroporto de origem, tudo sem custos.

Se o passageiro optar por continuar a viagem, nos casos de atraso acima de 4 horas, a remarcação do voo deverá ser feita sem nenhum custo, no horário que for mais conveniente para o passageiro. Neste caso, o auxílio com acomodação já não é mais obrigatório.

Há também a opção de se embarcar no próximo voo da mesma empresa para o mesmo destino, desde que haja lugares disponíveis. Neste caso, o auxílio com a acomodação deverá ser fornecido integralmente.

O passageiro que passar por situação que perca uma conexão por conta de atraso, poderá inclusive, processar a empresa por danos morais para reaver o prejuízo.

Obrigações da Cia Aérea

A companhia que atrasar seu voo, deverá cumprir com as obrigações descritas no tópico acima.

Além disso, a companhia, ao constatar o atraso, a cada 30 minutos deverá informar a situação aos passageiros. Caso haja cancelamento, deve ser comunicado imediatamente.

Em casos onde o atraso ocorra em uma conexão, é obrigação da companhia aérea realocar o passageiro ou compensá-lo financeiramente caso isso não seja possível.

Infelizmente, os atrasos em voos no Brasil são mais comuns que o ideal. Então, é fundamental que os passageiros tenham conhecimento sobre seus direitos.

Motivos de atraso de voo

Existem diversos motivos de atrasos de um voo. Os mais comuns são:

1) Manutenção não programada na aeronave

Os aviões, por mais seguros que sejam, precisam de manutenções regulares para que seja garantida a integridade do voo. Há equipamentos muito complexos envolvidos em todo o voo da aeronave e por vezes, é preciso que sejam feitos reparos que não estejam previstos com antecedência.

Quando isso ocorre, a companhia irá atrasar o voo, para que sejam tomadas as devidas precauções para que o voo ocorra da melhor maneira possível.

2) Excesso de tráfego aéreo no horário do voo

Esse tipo de atraso é muito comum no Brasil, devido a infraestrutura e controle dos voos domésticos. Nos aeroportos pode ocorrer a falta de vagas para estacionar uma aeronave ou mesmo para taxiar.

Desvios de voos não programados para o aeroporto também geram esse tipo de atraso, pois não há estrutura para suportar mais que o agendado. Deste modo, os voos começam a atrasar, em um efeito cascata.

3) Condições climáticas

As alterações climáticas podem afetar diretamente o voo das aeronaves. Em condições muito adversas, o voo é cancelado, por restrição do controle aéreo.

E isso não precisa acontecer especificamente no aeroporto onde o passageiro está esperando o voo. Como no país os voos vêm de diferentes origens, um problema meteorológico em um aeroporto distante impacta no voo.

4) Falta ou problemas com a tripulação

As companhias, embora tenham funcionários reservas que podem ser realocados em diferentes situações também podem sofrer com o atraso ou ausência dos profissionais.

Pode ser um atraso do piloto, um não comparecimento de um comissário de bordo. Se a equipe básica de voo não estiver completa e a companhia não conseguir suprir isso, o voo também pode ser atrasado até que se tenha a equipe para o voo.

5) Ocupação dos voos

Quando não há um volume suficiente de ocupação em um voo, muitas vezes a companhia aérea opta por remarcar o voo em um outro horário, por questões de logística.

Geralmente, se o voo não tiver 30% de ocupação, a empresa aloca os passageiros em voos posteriores. Isso gera os atrasos.

O atraso também pode ocorrer da forma inversa, quando há lotação máxima nos voos. Nesse caso, o embarque e desembarque se tornam mais demorados que o normal, o que pode ocasionar atrasos em uma ponte aérea por exemplo.

Como evitar atrasos de voo

Existem algumas medidas que o passageiro pode tomar para diminuir as chances de se deparar com uma situação de atraso nos voos:

1) Consulte o histórico da companhia

Estar atento ao histórico de atrasos e cancelamentos de voos da companhia pode evitar situações desagradáveis. Essas informações constam nos sites das próprias companhias e devem ser comparadas antes das compras das passagens.

É importante lembrar também, que os voos noturnos costumam atrasar mais que os voos diurnos. Alguns aeroportos também são mais suscetíveis a atrasos, devido a sua localização, que pode acarretar em problemas climáticos. São eles:

  • Santos Dumont (RJ),
  • Congonhas (SP),
  • Porto Alegre (RS),
  • Porto Alegre (RS),
  • Florianópolis (SC),
  • Joinville (SC).


Isso acontece devido a própria localização do aeroporto ou pela própria estrutura da construção. Uma outra dica é procurar destinos próximos a esses aeroportos, mas que não estejam na lista dos mais propensos ao atraso, como o Galeão (RJ) e Guarulhos (SP).

2) Escolha empresas com maiores números de voos na sua rota

Ao escolher uma empresa que possua um maior número de voos na sua rota, ocorrendo algum problema de cancelamento e atraso, a chance de conseguir um outro voo para o destino é maior.

Isso porque é direito do passageiro ser alocado em outro voo disponível para o destino. Outro ponto a ser visto é a idade das aeronaves. Máquinas mais novas exigem menos reparos e podem ser uma garantia de voos no horário.

3) Viaje fora de horários e dias de pico

Se o seu compromisso puder ser marcado em horários ou períodos fora da alta demanda, a chance de atrasos diminui drasticamente. Uma dica é comprar seu voo para as quinta-feiras. Estudos indicam que esse é o dia com menor fluxo nos aeroportos.

Outra questão a ser vista é o horário de funcionamento dos aeroportos. Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) por exemplo, não operam 24 horas. Caso seu voo ultrapasse o horário de funcionamento destes aeroportos, ele será desviado para um próximo aeroporto que esteja operando no horário.

4) Atente-se às informações do embarque

Já no aeroporto, o passageiro deve atentar-se às informações do painel de embarque. É nele que serão apresentados todas as informações pertinentes do seu voo. Alterações do portão de embarque são um exemplo.

Nesse caso, se houver a troca do portão de embarque, por conta da distância entre os portões, pode acontecer do passageiro perder o voo por não ter chegado a tempo.

Estar atento às informações também pode garantir realocação em outro voo no caso do atraso ser inevitável. Isso porque quando surge o aviso “Procure a Cia. Aérea”, a ordem de preferência e atendimento é pela ordem de chegada ao balcão da companhia.

5) Verifique seu voo antes de ir para o aeroporto

Antes de se deslocar para o aeroporto, para embarcar no voo, o passageiro deve consultar no site da companhia se a data e horário do voo foram mantidos. Isso é essencial para evitar surpresas desagradáveis.

As companhias são obrigadas a manterem o passageiro atualizado sobre as informações do voo. Ficar atento ao email da compra das passagens também é válido, visto que a comunicação pode também ser feita por esse canal.

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