Atrasou para o embarque do seu voo? Veja o que fazer.

Várias situações podem fazer com que você se atrase e perda seu voo. Veja como se prevenir e o que fazer.

Perder um voo sempre é uma situação desconfortável. Mesmo que haja o planejamento prévio, há diversas situações em que o atraso do passageiro pode ocorrer.

Trânsito até o aeroporto, demora para o check-in, não localização do portão de embarque. Situações que atrasam a chegada do passageiro ao seu assento no avião podem surgir.  Em qualquer destes casos, o atraso do passageiro será um transtorno.

Viagens à negócios podem perder o sentido, já que o atraso pode inviabilizar os compromissos. Já as viagens à lazer podem sofrer com a perda de reserva em hotéis e outros compromissos já agendados.

Como o atraso do passageiro é uma situação mais comum do que o esperado, elaboramos este guia especial para orientar quem está passando por isso.

> Você chegou no horário mas o seu voo atrasou? Confira o que fazer.

Atraso do passageiro: O que fazer?

Embora você tenha planejado toda sua viagem antecipadamente e tenha saído de sua residência no horário recomendado para evitar atrasos no aeroporto, diversas situações podem ocorrer no trajeto para o aeroporto e fazer com que haja a perda do voo.

Imagine que na via que você esteja indo para o aeroporto tenha uma manifestação. Geralmente estes eventos requerem uma organização policial para que nada saia fora do controle. E isso pode acabar afetando o tempo do trajeto

Ao chegar ao aeroporto e constatar que o voo foi perdido, existem alguns pontos que devem ser observados.

Fique calmo e pense em uma solução

O primeiro passo nesse tipo de situação é manter a calma. Na maioria das vezes, quando há o atraso do passageiro, a companhia aérea costuma não priorizar o atendimento, pois a equipe está cuidando dos detalhes do voo.

Então é necessário que se mantenha a calma e tente resolver a situação de forma amigável, mesmo com a pouca atenção prestada pela empresa.

Converse com o atendente e veja quais as alternativas possíveis. Se o compromisso que você tem é inadiável, é válido tentar a remarcação da passagem para o próximo voo. Dependendo do destino, será necessário esperar apenas algumas horas para o próximo embarque.

O cancelamento do bilhete da passagem também é uma outra opção. É preciso no entanto, verificar quais são seus direitos nesse caso junto à companhia aérea.

Tente remarcar seu voo para o próximo horário disponível para seu destino

Em caso dos compromissos serem inadiáveis e o passageiro precisar estar em seu destino em determinada data, é possível tentar a remarcação de voo para o próximo avião disponível para o destino.

Mas essa alternativa depende de um fator: se a aeronave possui assentos disponíveis. Isso pode ser verificado diretamente no balcão da companhia aérea.

Além disso, o passageiro deve estar ciente que em caso de conseguir embarcar no próximo voo, é muito possível que a empresa irá cobrar novas taxas para isso. É muito comum a cobrança de uma taxa para a remarcação da passagem aérea.

No entanto, caso a classe de sua passagem seja mais elevada, há a possibilidade da taxa não ser cobrada. Tudo é uma questão de conversar e tentar resolver a situação.

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A validade da passagem aérea

Se ao tentar embarcar em novo horário e a companhia aérea alegar que não há mais assentos, fique tranquilo. Sua passagem aérea não será perdida.

A passagem aérea possui validade de 12 meses, à partir da data de emissão do bilhete. Essa é uma informação que poucas pessoas conhecem, mas que pode ser de grande valia.

Caso o passageiro não tenha feito o check-in, o bilhete continuará válido e o investimento na passagem não será perdido.

Ele terá validade até um ano após sua emissão. Para utilizar, o passageiro deverá pagar uma taxa para remarcação de data e horário. Cada companhia possui sua própria tabela de valores para a remarcação.

Mesmo assim, a reutilização do bilhete já emitido garante uma mínima despesa, não levando ao prejuízo total.

Desistência da passagem aérea

Uma situação muito comum é a desistência da utilização da passagem aérea pelo passageiro. Isso se deve à situações como entrevistas de empregos em outras cidades, onde o passageiro não tem a intenção de voltar em um curto espaço de tempo.

Nesse caso, isso poderá ser solicitado no balcão da companhia aérea ou através dos canais de atendimento da empresa.

Como nas outras opções, há também a possibilidade de cobrança de taxa para o cancelamento. No entanto, ao solicitar o cancelamento, a empresa aérea só poderá descontar uma multa de até 5% sobre o valor do preço do bilhete.

O limite do desconto está previsto no artigo 740, do Código Civil. Com isso, o passageiro poderá receber até 95% do valor total gasto na sua passagem aérea.

Fique atento as taxas cobradas

Muitas empresas aéreas cobram, além da multa, a taxa para a remarcação da passagem aérea e ainda a diferença de tarifas entre o valor da passagem inicial e o da nova viagem.

Por muitas vezes, a somas destas taxas acabam inviabilizando a nova viagem. Muitos órgãos de proteção ao consumidor veem essa prática como uma forma abusiva de cobrança.

Exerça seus direitos

Caso o passageiro passe pela situação descrita no tópico acima, ele tem o direito de exercer seus direitos. Conversar com a companhia aérea explicando a situação de forma amigável pode garantir menos cobranças de valores.

Mas se mesmo após a conversa a companhia ainda cobrar as taxas abusivas, o consumidor poderá se encaminhar até um Juizado Especial de Pequenas Causas e apresentar queixa formal contra a empresa. Ainda é possível registrar uma reclamação oficial no Procon.

Além disso, caso o passageiro não embarque, é devido à ele a devolução da taxa de embarque. Essa taxa é cobrada pelas empresas com o intuito de dar manutenção aos aeroportos.

Mas se o passageiro não embarcou, ele não utilizou os serviços do aeroporto. Dessa forma, a taxa deverá ser restituída ao passageiro. O prazo para solicitar a restituição da taxa de embarque é de um ano.

Quando o passageiro conhece seus direitos, as companhias aéreas costumam cumprir com a lei. Em casos mais extremos, o passageiro poderá entrar com ações contra a companhia aérea, através de empresas especializadas.

Atraso do passageiro: Como evitar?

Apesar dos imprevistos surgirem, há como tentar evitá-los. Logo abaixo, você vai poder encontrar as principais dicas de como fazer isso.

Atenção aos horários
Talvez a dica mais óbvia, mas que precisa ser lembrada sempre, é se atentar aos horários. Em grandes centros, essa dica é ainda mais valiosa, por conta da distância até o aeroporto e os possíveis imprevistos, como trânsito lento.

O recomendado pela ANAC é que em voos nacionais o passageiro deve chegar no aeroporto com pelo menos uma hora de antecedência. Em voos internacionais, é recomendado que a antecedência seja de duas horas

Esse tempo é necessário para despachar as malas, encontrar o portão de embarque correto, ir ao banheiro antes de embarcar e ter uma margem de segurança de tempo. Não ignore esta recomendação!

Tenha os documentos separados antecipadamente
Se organizar antecipadamente para a viagem garante menos correria no dia do embarque. Com isso, há também menor probabilidade de se esquecer algum documento.

Isso vale também para os documentos. É interessante deixar os principais documentos separados e em local de fácil acesso para que evitar transtornos na hora do check-in, por exemplo.

Check-in antecipado
Falando em check-in, sabia que é possível fazê-lo antecipadamente? Atualmente, as companhias aéreas permitem que isso seja feito à partir de 72 horas antes do voo.

O check-in pode ser feito através do site das empresas aéreas ou pelos aplicativos disponíveis em todos os sistemas operacionais de smartphones.

Isso é muito recomendado principalmente em datas de alto volume de pessoas no aeroporto, como feriados e as férias de meio e final de ano.

Verifique o horário do voo alguns dias antes da viagem
Embora o horário do voo esteja marcado no cartão de embarque, é necessário que o passageiro verifique diretamente no site da companhia se esse horário foi mantido.

Isso porque, devido à diversas circunstâncias, o voo pode sofrer alteração em seu horário. O recomendado é que o passageiro verifique o horário no dia anterior ao embarque. Dessa forma, ele poderá se programar melhor para garantir não chegar atrasado no aeroporto.

Fique atento aos painéis do aeroporto
Mesmo que o passageiro chegue ao aeroporto com antecedência, respeitando o recomendado pela ANAC, ainda sim há o risco de se perder o voo.

Por isso é importante que ele esteja atento às informações apresentadas no painel do aeroporto. Através dele é que o passageiro é informado sobre os horários e status do voo.

Hoje em dia essas informações também podem ser conferidas nos aplicativos das companhias aéreas. Mas para garantir, o painel ainda é a principal fonte de informação.

Com estas dicas, esperamos que todas as suas dúvidas sobre atraso do passageiro tenham sido esclarecidas. É fundamental que se planeje muito bem os horários e ações que são feitas para se pegar um voo.

Mas mesmo assim, imprevistos podem acontecer. Nesses casos, manter a calma ainda é a principal dica.

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