Como funcionam os programas de milhas aéreas?

Viajar de avião é muito bom. Mas e se eu disser para você que existe a possibilidade de viajar de forma gratuita? Através dos programas de milhas aéreas isso é possível!

Quem viaja muito de avião certamente já deve ter ouvido sobre os programas de milhas aéreas. Esses programas visam criar a fidelidade do cliente com a companhia.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esses programas, como eles funcionam e quais os direitos do passageiro nas mais diversas situações.

O que são os programas de milhas aéreas?

Os programas de milhas aéreas foram feitos com o objetivo de fidelizar o cliente às companhias aéreas. Nesse tipo de programa, quanto mais se viaja com uma companhia aérea, maiores são os descontos e benefícios.

Com o passar do tempo, esses programas foram se atualizando, para melhorar a experiência do cliente com a companhia. As principais empresas aéreas brasileiras possuem algum tipo de programa de milhas aéreas.

Além das próprias empresas aéreas possuírem seus programas de milhas aéreas, com o tempo, empresas de cartões de crédito também passaram a oferecer a seus clientes esse benefício.

Com isso, temos diversas parcerias das empresas de cartões de crédito com as companhias aéreas, o que maximiza o alcance destes programas.

Principais programas de milhas aéreas

As principais empresas que atuam no Brasil em voos comerciais possuem seus próprios programas de milhas aéreas. Neste tópico iremos abordar os mais conhecidos, apresentando características úteis e como fazer para se cadastrar.

Multiplus (Latam)

A Latam utiliza o programa Multiplus para disponibilizar suas milhas aéreas a seus clientes. Esse programa se estende a todas as empresas que são do grupo OneWorld, como American Airlines, British Airways, a própria Latam Airlines, que opera em grande parte da América do Sul.

Com as milhas acumuladas neste programa, é possível trocá-las por passagens, reservas de hotéis e diversos outros benefícios.

O cadastro no programa é feito através do site da Multiplus e são solicitadas informações básicas como o país onde você reside, nacionalidade, bem como o número dos documentos pessoais.

As milhas na Multiplus podem ser acumulados tanto com as viagens em si como o uso do cartão de crédito. Os valores que são pagos com o cartão de crédito credenciado na plataforma podem ser convertidos em pontos que poderão ser trocados em viagens, equipamentos de tecnologia, produtos para o lar.

A Multiplus oferece ainda um cartão de crédito próprio, o Multiplus Itaucard. Ao utilizá-lo, o acúmulo de milhas é maior se comparado a outro cartão de crédito.

TudoAzul (Azul)

O programa de milhas da Azul é uma parceria com as empresas internacionais TAP e United. O cadastro nas duas plataformas pode ser feito nos sites das empresas e é muito simples, bastando apenas ter informações pessoais em mãos para efetuar o cadastro.

No programa da Azul também existe a possibilidade de se acumular mais milhas utilizando o cartão disponibilizado pela empresa, o TudoAzul Itaucard. A média de pontos acumulados nesse programa é cerca de 2 a 4,5 pontos por cada real gasto.

No programa TudoAzul existem quatro categorias diferentes. Essas categorias diferenciam pelas vantagens, como possibilidade de levar mais bagagem e acúmulos diferenciados de milhas a cada real gasto. Vamos apresentá-las:

  • TudoAzul: a categoria mais básica da Azul garante descontos em estacionamentos e acumula de 2 a 3 pontos a cada real gasto. Possui promoções exclusivas;
  • TudoAzul Topázio: permite bagagem de até 23 kg em voos nacionais. Garante 2,5 a 3,5 pontos a cada real gasto. Bônus de mil pontos de boas-vindas;
  • TudoAzul Safira: duas bagagens de 23 kg cada são permitidas, nos voos nacionais. A cada real gasto, há o acúmulo de 3 a 4 pontos. Direito de duas cortesias por ano nos voos domésticos Espaço Azul. Possui prioridade no embarque. Garante dois mil pontos de boas-vindas;
  • TudoAzul Diamante: na categoria mais Premium da Azul, são permitidas até 3 bagagens com 23 kg cada em voos no Brasil. Os pontos acumulados a cada real gasto são de 3,5 a 4,5. Permite também uma bagagem extra de 23 kg em voos para os Estados Unidos e Europa. O cliente ganha cortesia de passagem ida e volta para acompanhante em viagens no país.

Amigo (Avianca)

A Avianca possui o programa de milhas que permite acumular pontuação em qualquer empresa aérea pertencente ao grupo Star Alliance. Neste grupo estão presentes a Air China, Avianca e United por exemplo.

O cadastro no programa é feito diretamente no site e é muito simples. Bastam as informações pessoais e uma senha de acesso para participar.

Neste programa, também há a divisão em quatro diferentes categorias, que iremos abordar agora.

  • Categoria Bronze: todo cliente inicia nesta categoria, que garante o acúmulo de pontos no programa;
  • Categoria Silver: é necessário ter acumulado 18 mil pontos ou 20 trechos voados. Além de acumular pontos, é permitido viajar com uma bagagem adicional de 23 kg de forma gratuita para o cliente;
  • Categoria Gold: o requisito para ser Gold é ter acumulado 45 mil pontos ou 50 trechos voados. Benefícios como bagagem prioritária, check-in preferencial e embarque prioritário são oferecidos nesta categoria;
  • Categoria Diamond: para se tornar Diamond, é necessário 90 mil pontos ou 100 trechos voados. Permite duas bagagens de até 23 kg gratuitamente, além de atendimento exclusivo por e-mail, check-in prioritário e assento preferencial.

Smiles (GOL)

O programa de milhas Smiles da Gol, além de benefícios nos voos também permite a troca de pontos por produtos do Shopping Smiles. Reservas de hotéis e locação de veículos também são benefícios do programa.

O cadastro deve ser feito pelo site do Smiles e é muito simples. Serão solicitados informações pessoais e o cliente deverá aceitar os termos de contrato do programa.

Após o cadastro, será disponibilizado o cartão fidelidade contendo o número de cadastro do cliente. Este número deverá ser informado em todas as compras ou check-ins na empresa aérea.

Diferentemente de outros programas, só existem três categorias no Smiles. Iremos apresentar agora:

  • Prata: categoria inicial que engloba clientes com menos de 10 trechos ou 10 mil milhas. Tem como benefício desconto de 25% em todas as viagens e uma bagagem gratuita de até 23 kg. Também é possível antecipar voos próprios e de acompanhantes em até seis horas.
  • Ouro: acúmulo de 18 mil milhas ou 18 trechos voados. Permitido duas bagagens de até 23 kg gratuitamente. Desconto de 50% em assentos Gol + Conforto. Embarque preferencial. Antecipação de voo para acompanhantes em até 6 horas. Check-in preferencial.
  • Diamante: para passageiros com mais de 30 mil milhas ou 30 trechos percorridos. Permitido três bagagens de até 23 kg gratuitamente e possibilidade de antecipação gratuita de qualquer voo para si mesmo ou acompanhantes.

O Smiles ainda permite que o passageiro possa acumular mais milhas se fizer compras com o cartão de crédito da empresa. Nesse caso, o valor total da fatura é transformado em pontos no fechamento.

Como funcionam os programas de milhas aéreas?

Os programas de milhas aéreas são aliados importantes das empresas. É através deles que a fidelização se torna mais recorrente. Isso porque, ao utilizar um programa de milhas aéreas, todo o valor gasto em passagens é revertido para o próprio passageiro.

Isso acontece através da transformação dos gastos em pontos ou milhas. Esses pontos e milhas podem ser trocados por benefícios, como descontos em passagens e serviços. As empresas parceiras das companhias aéreas também disponibilizam produtos em troca dos pontos.

Além destes benefícios, ao acumular milhas em seu cadastro, o passageiro tem acesso a outras mordomias. Assentos preferenciais, ambientes exclusivos em aeroportos, check-in mais rápido são alguns exemplos.

Para quem utiliza o transporte aéreo frequentemente, aderir aos programas de milhas aéreas pode ser uma ótima opção. Com o tempo, os benefícios vão se tornando mais interessantes e é possível em alguns casos até viajar gratuitamente.

Direitos do passageiro nos programas de milhas aéreas?

Os passageiros que optam por programas de milhas aéreas são totalmente assegurados de direitos como qualquer passageiro da companhia aérea.

É fundamental que os passageiros conheçam esses direitos. Isso garante que eles sejam respeitados. O que pode ocorrer, no entanto, é a diferenciação conforme a categoria do programa de milhagem.

Como apresentamos no texto, as companhias garantem diferentes benefícios para cada categoria. Mas o tratamento para direitos fundamentais deve ser igual para todos.

Algumas situações podem ocorrer mesmo com os passageiros com benefício das milhas aéreas. Iremos apresentar algumas agora.

Overbooking

O overbooking acontece quando a empresa vende mais passagens do que é suportado pela aeronave. Essa prática ocorre pois as companhias aéreas precisam garantir que o voo seja o mais otimizado possível.

Através de análises, as empresas estimam uma porcentagem de ausências por voos e então vendem o excedente para ocupar toda a aeronave. Mas se essas ausências não ocorrerem, irá existir mais passageiros do que assentos no avião.

O passageiro que não puder embarcar terá direito a alimentação, transporte e hospedagem até que seja disponibilizado um novo voo.

Há também o caso em que o passageiro desiste da viagem. Nesta situação o reembolso total de seu dinheiro é um direito garantido. Caso essa passagem seja adquirida por pontos, o regulamento do programa de milhas deverá ser consultado.

Perda e extravio de bagagens

Nesse tipo de situação, a empresa aérea possui um prazo para a resolução do problema. Em voos nacionais, esse prazo é de 30 dias. Já nas viagens internacionais, esse prazo é menor, sendo de 21 dias.

Se após esses prazos as bagagens não forem localizadas, o passageiro terá direito a indenização da companhia aérea. Para receber a indenização, é fundamental que o passageiro guarde todos os recibos dos produtos comprados devido ao extravio da bagagem. Em muitos casos, mesmo com atrasos menores é possível se obter indenização pelo atraso na entrega da bagagem.

Em caso de danos à bagagem, o ideal a se fazer é um documento relatando todos os danos.

Em caso de furto ou tentativa de violação, é direito do passageiro uma pesagem para verificar se há diferença com o comprovante.

O que fazer em cancelamentos e atrasos de voo?

Desde 2010 as companhias aéreas são obrigadas a avisar sobre o atraso ou cancelamento de voo. A ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) impôs algumas regras nesses casos.

  • Atraso superior a uma hora: a empresa deve oferecer meios de comunicação para os passageiros, como internet e telefone.
  • Atraso superior a duas horas: serviço de alimentação deve ser oferecido pela empresa aérea aos passageiros.
  • Atraso superior a quatro horas: dependendo do caso, a companhia aérea deve disponibilizar transporte para os passageiros para as residências caso for o aeroporto de origem. Em conexões, deve oferecer hospedagem em hotéis.

Se a empresa se negar a prestar essas assistências o passageiro deve procurar um escritório da própria ANAC. Uma queixa formal deverá ser feita contra a empresa aérea. Ou ainda o passageiro pode buscar indenização via acordo ou medidas judiciais.

Existem aeroportos que não possuem um escritório da ANAC. Nestes casos, é possível abrir uma reclamação diretamente pelo telefone ou site da Agência. É importante ter tudo documentado. Se preciso fotografe o telão de informações da empresa.

As passagens de programas de milhas aéreas são iguais as passagens compradas?

As passagens adquiridas com os pontos dos programas de milhas aéreas possuem a mesma validade que as passagens compradas normalmente.

Inclusive, em alguns casos, as passagens de milhas são superiores às compradas por meios normais. O que vai determinar é o tipo de categoria que o passageiro se encontra em seu programa de milhas.

Há casos em que se consegue um assento especial, que possui mais espaço, pagando o mesmo que um assento comum. Isso é possível aos benefícios concedidos pelas empresas. Além dos descontos, há casos que o transporte da bagagem até certo peso também se torna gratuito.

Os programas de milhas das empresas aéreas são uma ótima maneira do cliente economizar. Através deles é possível acesso a passagens e recompensas melhores por um preço menor.

Atendimento especial, vantagens na hora do check-in também são outros facilidades encontradas por quem utiliza esse tipo de programa.

Com um cadastro facilitado e sem nenhum custo adicional, os programas de milhas aéreas cada vez mais se tornam consolidados no mercado nacional.

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